Reproduzo, aqui, um breve comentário que fiz no blog Fotografia e Ensino, de autoria de meu amigo Fábio Carneiro e minha, a respeito da obra “Tudo Sobre Fotografia”.

 


O livro Tudo Sobre Fotografia (editora Sextante, 575 páginas) traz um panorama a claro, dinâmico e muito bem ilustrado da história da fotografia, partindo do início do século XIX. A obra aborda os diferentes movimentos usando as principais fotografias da história como guia, sempre respeitando uma linha do tempo contextualizada socialmente.

 

As ideias dos principais fotógrafos e estudiosos são analisadas, considerando tanto motivação pessoal quanto as necessidades e costumes de cada época. Juntamente com os comentários de cada obra (que incluem não só a data como também o suporte sobre o qual a mesma foi obtida), também é apresentada uma pequena biografia do autor, além de suas inspirações e influências.

 

O prefácio é do escritor, curador, radialista e fotógrafo David Campany:

“A fotografia teve mais vidas que um gato sortudo, cada qual com sua própria história conturbada. Também teve muitas mortes. O fim desse meio de expressão foi anunciado com regularidade durante mais de um século. A primeira ameaça foi o cinema, seguido pela televisão, pela imagem digital e, mais recentemente, pela internet. A fotografia, no entanto, tem se mostrado, acima de tudo, flexível e adaptável. Sua essência não está em determinada tecnologia ou função social. Na verdade, discute-se até hoje se existe de fato uma essência ou apenas uma combinação maleável e inconstante de características.” 

 

Tudo Sobre Fotografia foi escrito tanto para o entusiasta da fotografia quanto para o fotógrafo profissional que tem intenção de ampliar sua fonte de inspiração e cultura. É uma obra essencial para quem quer entender com profundidade as diferenças entre cada estilo de fotografia, sem abrir mão, entretanto, de uma linguagem direta e acessível.

  

Mais informações aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s