_MG_7794

A  ФЭД-2 é uma câmera telemétrica (i.e., “rangefinder”) que foi produzida entre as décadas de cinquenta e sessenta. A grande vantagem sobre sua predecessora é a possibilidade de tanto fazer o foco quanto enquadrar na mesma janela. (A grande questão sobre as rangefinders mais antigas é que você precisava focar olhando por uma janelinha e, então, enquadrar olhando por outra. Nunca peguei uma dessas, mas isso parece dar algum trabalho). Se você nunca viu uma câmera telemétrica, saiba que elas não possuem o pentaprisma que permite observar tudo o que atravessa a objetiva, como seria numa SLR; seu visor é independente e apresenta uma pequena projeção em seu centro, em que deve haver sobreposição de duas imagens conforme se gira o anel de foco da lente.

OPERAÇÃO

Para carregar a câmera com filme, deve-se girar dois botões em sua base e retirar completamente a tampa traseira. Eu só havia visto isso numa Nikon F, que tem desenho dos anos cinquenta. Não é algo muito prático, mas, ao se tratar dessa câmera, não podemos pensar em correria.

_MG_7824

_MG_7825

Seu mecanismo de avanço é bem robusto, e o filme fica muito bem fixo no carretel. No entanto, não é acionado por alavanca, e sim por um botão de girar – curiosamente no sentido horário. Há um contador de poses manual, que às vezes deve ser “resetado” manualmente.

_MG_7822

OBTURAÇÃO

As velocidades disponíveis para o obturador são (em frações de segundo): 1/500, 1/250, 1/100, 1/50 e 1/25, sem contar o controle manual (B). Ao se acionar o avanço do filme, o disco de seleção de velocidades também gira (o que é indicação de um atrelamento íntimo do obturador com o avanço, de maneira que a recomendação é nunca mudar a velocidade antes de avançar). O acionamento do obturador fica sobre o corpo da máquina, e deve ser mantido em “с” (“стрелять” – “shoot” ou “fotografar”). A outra opção (“п”) é para rebobinar o filme (“перемотка”). Existe a possibilidade de atarraxar um cabo disparador comum. 
_MG_7820

FOCO

Nesta câmera, o foco é feito por acionamento do anel de foco da lente, observando-se o telêmetro através do viewfinder. A objetiva original Industar 26m possui indicação de profundidade de campo.

OBJETIVA

A objetiva original para o modelo que possuo é uma Industar 26m 50mm f:2.8 (ИНДУСТАР-26m), de rosca M39, com possibilidade de abertura contínua desde f:2.8 até f:22.

VISOR

O viewfinder possui rangefinder (telêmetro) acoplado, cobrindo o enquadramento de lentes 50mm. Outras objetivas necessitam de um viewfinder externo, que é acoplado à sapata cold-shoe sobre a câmera. Uma característica interessante é o corretor de dioptria em forma de alavanca no lado esquerdo superior do corpo da máquina.

FLASH

Flashes de sincronização do tipo X podem ser acoplados à sapata cold-shoe e sincronizados por meio de cabo num contato PC. A velocidade de sincronismo é 1/30 de segundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s