Na ocasião da compra de uma Zenit 12xp, adquirira um jogo de lentes de rosca M42 (i.e., 42mm de diâmetro), que é um tipo de encaixe utilizado nessa e em outras marcas, como a Praktica e os modelos mais antigos de Pentax.

Embora respeite muito as câmeras Zenit, o modelo que possuo não está na melhor condição é de construção pouco robusta. Por esses e outros fatores, devagarinho comecei a ficar de olho em Pentax Spotmatics. Esta aqui encontrei no centro de São Paulo.

A Pentax Spotmatic é uma família de câmeras SLR de 35mm produzidas entre 1964 e 1976. As Spotmatics estão entre as primeiras a oferecerem a medição de luz TTL, embora nem todas possuam esse recurso (aquelas marcadas com SL ao invés de SP).

_MG_7854

Copyright | B. Andreoli

OBTURAÇÃO

O modelo que tenho em mãos permite velocidades de obturação entre 1s e 1/1000 de segundo, incluindo o modo manual (B). É selecionada por meio de um disco sobre o corpo da câmera, que também contém a opção de seleção de número ASA, semelhantemente ao que ocorre com a famosa Pentax K1000, que dispensa maiores apresentações. O disparo do obturador é feito por meio de um botão sobre o corpo, que também permite o acoplamento de cabo disparador comum.

OBJETIVAS

As Spotmatics utilizam objetivas de rosca M42 (diferentemente das mais modernas K1000, que usam o sistema de baioneta K). À sua época, os modelos Takumar eram as lentes originais (com destaque para as lendárias Super-Takumar). O modelo acoplado neste caso é uma Carl-Zeiss 50mm f:2.8.

_MG_7842

Copyright | B. Andreoli

MEDIÇÃO

A medição de luz é feita por célula de sulfeto de cádmio, acionada por baterias de mercúrio, que hoje são proibidas. Felizmente, existe disponibilidade no mercado de baterias similares a essas.

O acionamento do fotômetro é feito por meio de um botão ao lado da objetiva – marcado com “SW” – que, ao mesmo tempo que liga o circuito, fecha a abertura da lente ao f/stop selecionado, para que a mesma possa ser levada em consideração. O visor mostra um ponteiro em seu lado direito, que marca a posição central para EV=0.

_MG_7845

Copyright | B. Andreoli

FLASH

A Pentax Spotmatic SP não possui sapata hot-shoe, embora outros modelos mais modernos contem com o recurso (como a SP II, por exemplo). Existe, no entanto, uma tomada PC para sincronização dos tipos X e FP.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s