O iniciante em fotografia que já possui um corpo de câmera e uma objetiva tem a tendência de buscar ampliar seu equipamento na intenção de facilitar seu trabalho e superar determinadas limitações de seu kit básico.

_MG_8607-2

Reprodução de “Curso Completo de Fotografia”, Rio Gráfica e Editora S/A, v. 1.

O problema é que os fabricantes de máquinas e acessórios estão sempre na espreita, preparados para dar o bote diante da mais sutil intenção do fotógrafo de gastar um pouquinho que seja de seu dinheiro precioso. Isso faz com que a oferta desses acessórios seja enorme e as diversas fontes de informações e propaganda acabem por nos deixar ainda mais confusos. No final, grande parte dos nossos recursos acaba sendo desperdiçada com equipamentos que, por mais que prometam tudo, serão utilizados, quando muito, apenas de vez em quando.

Por isso, antes de ir à loja comprar aquela objetiva de 300mm que vai impressionar a todos mas que só verá o mundo fora da mochila em duas ocasiões nos próximos 7 anos, dê uma breve conferida nessa breve lista de acessórios muito bacanas que considero que deveriam ser os primeiros a se ter junto de nossa querida câmera.

BATERIA E CARTÃO DE MEMÓRIA EXTRAS

Uma parte de nosso primeiro orçamento destinado à fotografia deve ser reservada para essas duas coisas muito simples mas que podem fazer muita falta. Uma bateria extra é útil especialmente quando a carga da primeira ainda não acabou, mas está no final: você poderá utilizá-la até que se esgote (evitando redução de sua vida útil) e terá outra pronta consigo para quando isso acontecer. Quanto ao cartão, que não precisa ser de grande capacidade, salvará sua vida no momento em que você perceber que o primeiro está cheio mas você não tem um computador para descarregar as fotos e liberar espaço.

UMA BOLSA DECENTE

A bolsa ideal permite acesso fácil ao equipamento (sem que necessite ser tirada das costas e apoiada no chão), tem espaço suficiente para tudo o que você costuma carregar (incluindo os itens não necessariamente ligados a fotografia, como um computador, escova de dentes ou uma marmita), é rígida por fora e macia por dentro (contendo divisórias), relativamente leve, pouco volumosa e não se parece com uma bolsa fotográfica, para não chamar atenção. Talvez você nunca encontre a bolsa perfeita, mas essas características são com certeza um ótimo guia.

FILTROS

filtro-colorido-verde-para-fotografia-bitola-49mm-674001-MLB20257450872_032015-F

Copyright | B. Andreoli

Uma coisa que exige baixo investimento e melhora sensivelmente nossas fotos é um filtro polarizador; esse filtro merece ser tema de outro post, mas basta dizer que, atarraxado sobre a lente, mostra o céu com um azul mais profundo e reduz o efeito de reflexos. Um outro filtro comumente usado é o ultra-violeta, que costuma ser o primeiro a ser comprado e oferece proteção ao elemento frontal da objetiva. Outros tipos de filtros podem ser deixados para depois.

TRIPÉ

É comum que a primeira objetiva de um iniciante não permita grandes aberturas de diafragma. Nesses casos, longas exposições (longos tempos de obturação) podem ser necessárias, e um tripé é praticamente indispensável, porque impedirá que a foto saia tremida. Um modelo pequeno, de mesa, que caiba dentro da mochila, é uma ótima e barata opção inicial. Você só precisa se assegurar de que ele suporta o peso de sua câmera.

Quanto a flashes, outras objetivas, grips, fotômetros de mão, radio-flashes, difusores, sombrinhas, alças especiais e outras coisas, embora sejam acessórios muito interessantes, quando comprados, podem acabar ficando por muito tempo dentro do armário antes que a necessidade de tê-los em mãos surja. É importante que se tire o máximo de proveito de um equipamento limitado antes que se pense em adquirir mais – essa prática leva a um aprendizado muito mais saudável da técnica fotográfica, já que é tentando contornar certas dificuldades que se estimula a dedicação ao estudo e a criatividade.


Obs.: Para a compra de sua primeira câmera, aconselho ler este post do excelente blog da fotógrafa Cláudia Regina, “Dicas de Fotografia”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s