Este é um modelo de Zenit 12xp “Made in Russia”, que difere um pouco da Zenit 12xp que se vê normalmente por aqui. As Zenit de fabricação nacional são, entretanto, muito parecidas esteticamente e de operação exatamente igual. Esta eu co[Oly 35]nsegui na Galeria 7 de Abril com meu amigo Adriano. Não tenho intenção de fazer aqui um super re
view
, mas de ajudar quem estiver começando e tiver optado por essa sensacional peça soviética.

As Zenit 12 são uma remodelação da russa Zenit TTL, máquina que foi fabricada de 1983 a 1994. O modelo XP russo é designado por essa sigla por ser uma adaptação da palavra “eXPortação”, embora a maioria das 12xp encontradas no Brasil tenham sido fabricadas aqui mesmo, pela BMA Indústria e Comércio LTDA.

[Oly 35]

OBTURAÇÃO

A Zenit 12xp permite as seguintes velocidades de obturação (em frações de segundo): 1/500, 1/250, 1/125, 1/60, 1/30 e o modo de operação manual B. O disparo do obturador se dá por botão sobre o corpo, e o mesmo admite atarraxar um cabo de disparo. O botão de disparo ainda possui duas posições que devem ser pré-ajustadas: V (disparo normal) e T (travar o obturador aberto). Existe também um temporizador por alavanca frente ao corpo da câmera.

MEDIÇÃO

A 12xp possui medição TTL, que necessita de duas baterias LR para funcionar. Quando não há baterias, o funcionamento da câmera é normal, e a medição de luz é feita por tabela ou experiência. Normalmente, o fotômetro se apresenta no visor como dois LEDs vermelhos, um na parte inferior e outro na parte superior do lado direito do viewfinder, que indicam sobre ou sub-exposição. Quando a regulagem estiver em EV=0, os dois LEDs piscam alternadamente.

OBJETIVAS

São aceitas objetivas de rosca M42 (igualmente às Pentax Spotmatic e Prakticas). Originalmente, as XPs eram comercializadas com lentes Helios-44-M-4 de distância focal 58mm e abertura máxima de f:2.

FLASH

Está presente sapata hot-shoe para sincronização X em 1/30 de segundo.

[Oly 35]

Para maiores informações, segue link para o manual de instruções.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s