O papo de que usar Smartphone demais ou ficar o dia todo em frente ao PC faz mal já até cansou, mas não deixa de ser verdade. Como sempre falo sobre fotografia analógica, seguem algumas dicas que encontrei por aí e que vão para além da fotografia, trazendo a filosofia analógica para outros aspectos da vida.

Bruno_Andreoli_Photography-12

Copyright | B. Andreoli

LEIA UM LIVRO DE VERDADE

Espero não ter me expressado muito mal; apenas me refiro aos livros de papel. Virar páginas relaxa e te faz sentir-se um pouco mais como um leitor de verdade. Um livro na forma física nos estimula a  ler ainda mais, especialmente para quem tem tendências de colecionador como eu. Dizem que a tecnologia vem para reduzir o consumo de papel, mas peço que reflita então sobre o problema do lixo eletrônico e do enorme consumo de recursos naturais (inclusive de água) que vem com a produção incessante de smartphones, tablets e laptops.

000865860006

CARREGUE UM CADERNO CONSIGO

A última dica que me deram para que eu melhorasse minha organização diária foi usar um aplicativo de bloco de notas no celular. Não, obrigado – vou voltar a usar o meu caderninho. Já faz algumas semanas que recuperei meu moleskine genérico da gaveta e descobri que ainda tem quase um terço das páginas em branco. Nada melhor, não só para anotar pequenos lembretes como também para rabiscar qualquer desenho quando estou entediado. Os mais inspirados podem partir para um diário ou arriscar alguma poesia enquanto toma um café durante os dias frios.

ESCREVA COM UMA CANETA

É meio impressionante o quão pouco estamos escrevendo manualmente. Não escrevemos mais bilhetes, nem cartas, nem fazemos contas. Mesmo as folhas de cheque foram substituídas por cartões magnéticos. Caprichar na sua letra com uma caneta gostosa de escrever pode ser uma terapia.

DESLIGUE SEU CELULAR ÀS 18H

Quando arranjei meu primeiro smartphone fiquei um pouco viciado como todo mundo. Com um pouco de observação, entretanto, percebemos que (1) ele traz parte do nosso trabalho para nosso horário de descanso e (2) estimula um punhado de atividades egocêntricas como, por exemplo, ficar checando quantidades de likes. Se fizermos uma associação direta do aparelho com nosso horário comercial, no entanto, talvez sintamo-nos menos apaixonados por ele.

DESLIGUE A TELEVISÃO

Especialistas dizem que nosso pensamento criativo vai a quase zero enquanto estamos assistindo à TV. Quando percebemos, passamos várias horas em frente a ela e não relaxamos nada. Que tal lembrar do segundo item e buscar um Netflix analógico na estante?

Typewriter & Ashtray

Copyright | B. Andreoli

ARRANJE UMA MÁQUINA DE ESCREVER

Uma dica um pouco pirada, mas que pelo menos vai reduzir seu tempo na frente de uma tela. Eu sei que existe uma quantidade muito restrita de atividades em que o computador pode ser tranquilamente substituído por uma máquina de escrever, mas também tenho certeza de que elas existem. Tenho usado minha máquina para documentação pessoal e estudo, porque, pessoalmente, o barulho das teclas e o cheiro da tinta me deixam umas dez vezes mais calmo.

ESCREVA CARTAS

Para quem?, você vai perguntar. Para qualquer pessoa! Você já deve ter tido algum “pen pal” com quem trocava cartas. No meu caso, quando eu era criança, era meu irmão, que morava longe. Os correios ainda existem, e ainda entregam cartas. Há quanto tempo você não tem a emoção de ver seu nome escrito por um ser humano num envelope endereçado a você?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s