Fui indagado pelo meu amigo Alexandre (o que lê o Marx na foto) o porquê de termos tão poucas fotos de quando saímos com os amigos. O meu gosto por retratos em estúdio e por still-life talvez tenha acabado por tirar um pouco meu hábito de carregar a câmera para todo lado.

Assim, nossos últimos encontros contaram com a presença da Pentax K1000 (que está com a casca um pouco gasta, mas funcionando perfeitamente) e um ou dois rolos de filme Fuji. Após ficar algum tempo sem fotografar, foi ótimo voltar para a câmera com que mais me identifico.

Essas são só algumas das fotos presentes nos três últimos rolos que mandei revelar no Ferrara (SP). Além dessas, também há as fotos que ilustram o post sobre Peruíbe e alguns outros retratos e still-lifes que fiz em casa, que logo mais colocarei aqui. No que se refere à revelação e scan, achei que ficou muito bom. (Isto é, qualquer problema com as fotos deve-se exclusivamente ao próprio fotógrafo (rs)).

Uma observação que vale registrar é que mais vale luz do que a suposta “definição”, ou baixa granulação. Quero dizer, a recomendação dos guias tradicionais de fotografia é usar ISO 400 como padrão, e isso me parece bastante razoável (resultados recentes têm-me feito optar pelo Fuji Superia, um bom filme de ISO 400). Ao se trabalhar sem flash em locais fechados ou com pouca iluminação com filmes de ISO menor, corremos o risco de necessitar de correção de exposição por meio de tratamento da foto, o que poderá trazer pontilhados muito mais desagradáveis, sobretudo se a qualidade do escaneamento for de média para baixa. Além disso, se você se decidir por manter uma fotometria alta por reduzir a velocidade de obturação, trocará esse efeito por um que considero ainda pior – uma foto borrada não-intencional.

Em fotos com iluminação mais confortável, não se esqueça de que o comportamento do filme é semelhante ao do sensor digital: quando há bastante luz, a granulação aparece bem menos. Isso faz com que um bom filme de ISO 400 seja uma ótima companhia para o dia-a-dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s