Este post é para quem nunca mexeu em Lightroom e quer ter uma ideia mínima de como trabalhar com ele. Trata-se de uma ferramenta muito auto-explicativa, bem mais do que o Photoshop; portanto, se você já é iniciado nesse recurso, talvez não encontre muitas novidades aqui. Minha intenção é mostrar o mínimo para quem ainda tem alguma reserva com esse prático programa. Vamos, então, a um passo-a-passo que vai contribuir bastante para a qualidade de suas imagens. (Observação: aqui estou usando o Lightroom 5).

PARA COMEÇAR

1-biblioteca

O primeiro passo é clicar na aba “Biblioteca”. É lá que se encontram seus últimos trabalhos e também é para lá que você pode arrastar um arquivo novo. Selecione a foto que quer tratar clicando sobre ela.

TRABALHANDO A FOTO

2-foto-selecionada

Para começar seu trabalho, você deve clicar na aba “Revelação”, ao lado de “Biblioteca”. Sua foto aparecerá ampliada. A partir daí, você deve prestar atenção à barra lateral direita.

Comece alterando a Exposição – com ela você vai clarear ou escurecer a foto, como faria alterando a fotometria no momento do clique. No entanto, variações muito grandes podem dar aspecto artificial à sua foto, então seja criterioso: devemos ser cuidadosos desde a hora de fotografar. Eu realmente hesito muito em alterar a Exposição em mais de 1 ponto.

Logo abaixo da Exposição, você encontra o controle de Contraste. O Contraste define os tons, trazendo mais clareza para a imagem.

3-exposicao

No exemplo logo acima, aumentei um pouco a Exposição, mantendo, entretanto, áreas escuras, para não alterar a atmosfera pretendida.

ALTAS E BAIXAS LUZES

4-realces-sombras

Em seguida, convém que você brinque um pouco com os Realces (que clareiam ou escurecem as “altas luzes”, isto é, os tons mais claros da foto), com as Sombras (que permitem clarear ou escurecer as áreas mais escuras), e também observar os efeitos dos Brancos e Pretos sobre sua imagem. Lembro, novamente, que é incomum alterar demais esses parâmetros: menos é mais.

O FAMOSO “CLARITY”

6-claridade-em-zero

O controle de Claridade suaviza ou intensifica os contornos, mas deve ser utilizado com muito cuidado: é muito comum encontrar por aí imagens em que se abusou desse efeito e que acabaram ficando um pouco artificiais quando prestamos atenção.  Acima, temos Claridade em Zero e, abaixo, em +29.

7-claridade-em-29

NITIDEZ E RUÍDO

Em seguida, você também pode aumentar um pouco a Nitidez (mas tome cuidado: Nitidez em excesso pode dar a impressão de ruído) e também usar a Redução de ruído: experimente reduzir o ruído de Luminância.

8-nitidez

UM TOQUE FINAL

O controle de Vinhetas torna-as escuras quando puxado para a esquerda e claras quando empurrado para a direita. O mais comum é torná-las escuras. Abaixo, a imagem superior tem Intensidade em Zero, e a inferior, em -43. Você pode mudar um pouco a cara dessas vinhetas, no que se refere a formato ou difusão, nos outros controles.

9-vinheta-19-vinheta

CARA DE VSCO

Os populares presets VSCO Cam não são reproduzidos assim tão fácil, mas dá para conferir um aspecto esmaecido de filme alterando um pouco a Curva de tons. Para isso, a linha, que começa reta, deve ser clicada nas três intersecções com o quadriculado, conforme se vê abaixo, e, então, você deve puxar um pouco para cima a extremidade inferior esquerda da curva. Também vale a pena experimentar o efeito de puxar o ponto central da curva um pouco para a esquerda.

10-vsco

COPIANDO SUA EDIÇÃO

O tratamento que você fez com sua foto pode ser utilizado em outras da mesma coleção, para que não seja necessário repetir todos esses passos toda hora. Para isso, enquanto está na foto que tratou, você deve clicar em “Copiar…”, no extremo inferior esquerdo. Quando escolher sua próxima foto (via Biblioteca, por exemplo), clique então em “Colar”, e toda a edição será transmitida à nova imagem.

11-copiar

QUANDO TERMINAR

Você deverá, ao final do trabalho, exportar suas fotos tratadas da seguinte forma: na Biblioteca, selecione as fotos que estiverem prontas e clique, no canto inferior esquerdo da tela, em “Exportar”. Ali, você poderá escolher facilmente a pasta para onde quer enviá-las, além de diversas outras configurações, como tamanho e qualidade das fotos exportadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s